Você que tem familiar idoso é importante saber como lidar com as quedas e adotar medidas que ajudam na prevenção. Isso acontece porque nessa fase da vida, o corpo humano apresenta maior déficit de equilíbrio, fraqueza muscular e redução da capacidade funcional, o que facilita a ocorrência de acidentes, provocando fraturas, debilidade física, isolamento social, depressão ou até morte. Sedentarismo, maus hábitos e descuidos também contribuem para que isso ocorra com maior frequência. Aprenda a prevenir as quedas, confira as dicas abaixo.
No Banheiro:
É um espaço que deve ser bem iluminado para evitar confusões já que é uma área úmida. Barras de apoio devem estar presentes em todo o espaço, mas, principalmente no box e perto do vaso sanitário. Existe a opção de assento elevado com alturas diferentes, de acordo com a necessidade.
1. Use tapetes emborrachados antiderrapantes;
2. Mantenha uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;
3. Utilizar cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro;
4. Instalar barras de apoio laterais e aumentar a altura do assento sanitário;
No Quarto:
Deve-se deixar tudo o mais simples possível, com poucos elementos e muita área de circulação para o quarto de um idoso. Entre a cama e a parede ou um móvel precisa existir bastante espaço para a movimentação.
1. Usar tapetes fixos ao chão e não encerar o piso;
2. Usar sapatos com solado antiderrapante;
3. Ajustar a altura da cama e colchão firme;
4. Ter um abajur ou interruptor de luz próximo à cama;
Na Sala:
Este ambiente geralmente concentra grande quantidade de tapetes, mas pode ser perigoso. Para evitar acidentes, o ideal é que eles sejam sempre antiderrapantes. Enrole os fios expostos de aparelhos de televisão, ventilador e som com fita adesiva, ou use os espirais que agrupam.
1. Deixar o caminho livre de fios e sem bagunça;
2. Preferir sofás firmes e altos;
3. Utilizar poltronas com braços.
Apesar dos cuidados esse tipo de eventualidade pode acontecer e alguns idosos podem desenvolver a Síndrome do Pós-Queda, que é um medo descontrolado de andar novamente, ainda que não apresentem nenhum problema de locomoção. A baixa confiança desenvolve o receio de andar e cair outra vez.
FONTE: g1.com.br