• Rua dos Coqueiros, 595 - Bairro Campestre - Santo André - SP
  • Seg à Dom - 11h às 18h

Japão usa robôs para melhorar atendimento aos idosos

Com poucos jovens integrando a força de trabalho e muito idosos necessitando de cuidados, o Japão se vê obrigado a investir em robôs como cuidadores.

Japão é um país com 26,3% da população na terceira idade, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Este número deixa claro que há poucos jovens integrando a força de trabalho, e desses, pouco querem desempenhar funções com baixa remuneração como a de cuidador de idosos.

Leia mais Japão usa robôs para melhorar atendimento aos idosos

Jogos criados por alunos da UFF ajudam idosos a exercitar a mente

Um projeto desenvolvido por alunos bolsistas de iniciação científica da Universidade Federal Fluminense (UFF) está ajudando a equipe médica da instituição a exercitar a mente e identificar doenças mentais em idosos. Para isso, os estudantes desenvolveram dois jogos cognitivos, no Instituto de Computação da UFF, na área de multimídia.

Leia mais Jogos criados por alunos da UFF ajudam idosos a exercitar a mente

Quedas ameaçam idosos, mas não há programas amplos de prevenção

Aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. Depois dos 80 anos de idade, essa porcentagem pode chegar a 50%. A cada ano, são registradas no mundo 37 milhões de quedas suficientemente graves para demandar atenção médica – o que faz desses incidentes ou acidentes uma das principais causas de mortes não intencionais. E são os velhos as maiores vítimas das quedas.

Leia mais Quedas ameaçam idosos, mas não há programas amplos de prevenção

Bons amigos: relação entre idosos e pets traz benefícios à saúde

Literatura científica indica que ter animais domésticos gera melhora em aspectos sociais, mentais e físicos de pessoas na terceira idade

ALEX BESSAS

Até os 66 anos, Marluce Bittencourt não tinha lá muita estima por animais domésticos. “Tinha pavor quando chegava na casa de alguém e eram os cachorros que vinham me receber”, confessa ela. Nada que o tempo não pudesse mudar – e radicalmente. Há 17 anos, caminhava com sua caçula, Olivia, quando passaram em frente a um pet shop. A moça logo se encantou com os bichinhos que viu na vitrine e quis mostrar para a mãe.

Leia mais Bons amigos: relação entre idosos e pets traz benefícios à saúde

5 opções de atividades físicas para idosos

Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos

Aos interessados em vencer o sedentarismo, o importante é saber que nunca é tarde para iniciar os exercícios de forma regular. Também vale destacar que práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos.

Manter-se ativo na terceira idade diminui o risco de depressão, doenças do coração, osteoporose, diabetes e alguns tipos de câncer. Se exercitar também é uma oportunidade de ampliar os vínculos sociais e fazer amizades.

Leia mais 5 opções de atividades físicas para idosos

Brasil: os desafios de um país que deixou de ser jovem

O Brasil, país jovem e de jovens está acabando, ou melhor, já acabou. Na realidade, a população caminha rapidamente para se consolidar como uma população envelhecida, com problemas sociais e econômicos, bem como com a necessidade de maior atenção na saúde e alimentação.

envelhecimento da população, além da alegria por “viver mais”, carrega um fardo crescente em ações de saúde, ficar vivo por mais tempo surge como uma grande preocupação no planejamento econômico da saúde e no dia a dia individual, em vista da necessidade de projetar necessidades financeiras, sociais e habitacionais.

Leia mais Brasil: os desafios de um país que deixou de ser jovem

Pesquisadora brasileira recupera visão de idosos usando células-tronco

Pesquisadora brasileira recupera visão de idosos usando células-tronco

O material coletado foi processado e as células-tronco isoladas em laboratórioe injetado em uma quantidade de 0,1 ml no olho de pior visão. Após a injeção, os pacientes foram acompanhados de três em três meses até completar um ano. Nesse período, diz Carina, passaram por avaliações, como tomografia de coerência óptica, para avaliar a função visual e, também, responderam questionários sobre qualidade de vida.

Leia mais Pesquisadora brasileira recupera visão de idosos usando células-tronco

Confira dicas para evitar acidentes com idosos em casa

Confira dicas para evitar acidentes com idosos em casa

Você que tem familiar idoso é importante saber como lidar com as quedas e adotar medidas que ajudam na prevenção. Isso acontece porque nessa fase da vida, o corpo humano apresenta maior déficit de equilíbrio, fraqueza muscular e redução da capacidade funcional, o que facilita a ocorrência de acidentes, provocando fraturas, debilidade física, isolamento social, depressão ou até morte. Sedentarismo, maus hábitos e descuidos também contribuem para que isso ocorra com maior frequência. Aprenda a prevenir as quedas, confira as dicas abaixo.

 

Leia mais Confira dicas para evitar acidentes com idosos em casa

A beleza não tem idade, demonstra concurso para a terceira idade

A beleza não tem idade, demonstra concurso para a terceira idade

A brasileira Rosalia Pereira teve dois motivos para comemorar na noite de quinta-feira: seu reencontro com um amor de 40 anos atrás e ter sido coroada, aos 62 anos, a senhora mais bonita de São Paulo em um concurso de beleza para a terceira idade.

“Hoje é um dia ainda mais especial por isto”, disse a mulher de 62 anos após ganhar o concurso de beleza, dias antes do Dia das Mães. Leia mais A beleza não tem idade, demonstra concurso para a terceira idade

Entre em contato por WhatsApp