• Rua dos Coqueiros, 595 - Bairro Campestre - Santo André - SP
  • Seg à Dom - 11h às 18h

Confira dicas para evitar acidentes com idosos em casa

Confira dicas para evitar acidentes com idosos em casa

Você que tem familiar idoso é importante saber como lidar com as quedas e adotar medidas que ajudam na prevenção. Isso acontece porque nessa fase da vida, o corpo humano apresenta maior déficit de equilíbrio, fraqueza muscular e redução da capacidade funcional, o que facilita a ocorrência de acidentes, provocando fraturas, debilidade física, isolamento social, depressão ou até morte. Sedentarismo, maus hábitos e descuidos também contribuem para que isso ocorra com maior frequência. Aprenda a prevenir as quedas, confira as dicas abaixo.

 

No Banheiro:

É um espaço que deve ser bem iluminado para evitar confusões já que é uma área úmida. Barras de apoio devem estar presentes em todo o espaço, mas, principalmente no box e perto do vaso sanitário. Existe a opção de assento elevado com alturas diferentes, de acordo com a necessidade.

1. Use tapetes emborrachados antiderrapantes;

2. Mantenha uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;

3. Utilizar cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro;

4. Instalar barras de apoio laterais e aumentar a altura do assento sanitário;

No Quarto:

Deve-se deixar tudo o mais simples possível, com poucos elementos e muita área de circulação para o quarto de um idoso. Entre a cama e a parede ou um móvel precisa existir bastante espaço para a movimentação.

1. Usar tapetes fixos ao chão e não encerar o piso;

2. Usar sapatos com solado antiderrapante;

3. Ajustar a altura da cama e colchão firme;

4. Ter um abajur ou interruptor de luz próximo à cama;

Na Sala:

Este ambiente geralmente concentra grande quantidade de tapetes, mas pode ser perigoso. Para evitar acidentes, o ideal é que eles sejam sempre antiderrapantes. Enrole os fios expostos de aparelhos de televisão, ventilador e som com fita adesiva, ou use os espirais que agrupam.

1. Deixar o caminho livre de fios e sem bagunça;

2. Preferir sofás firmes e altos;

3. Utilizar poltronas com braços.

Apesar dos cuidados esse tipo de eventualidade pode acontecer e alguns idosos podem desenvolver a Síndrome do Pós-Queda, que é um medo descontrolado de andar novamente, ainda que não apresentem nenhum problema de locomoção. A baixa confiança desenvolve o receio de andar e cair outra vez.

 

FONTE: g1.com.br


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/clinicariviera/www/wp-content/themes/optico/includes/core.php on line 113

Deixe uma resposta

Entre em contato por WhatsApp