Adotar um cardápio leve e saudável é indispensável para saúde dos idosos, nessa fase os alimentos devem ser pensados e ajustados as necessidades da idade.
Nesta fase é muito comum que problemas relacionados a alterações gastrointestinais, dificuldade de mastigação e problemas de deglutição impeçam que o idosos consumam variados tipos de alimentos.
Devido estes fatores é fundamental que um cardápio personalizado seja totalmente voltado a rotina dos mais velhos. Médicos alertam para a necessidade de se pensar em uma dieta que leve em consideração causas patológicas, como a diabetes ou a pressão alta; doenças muito comuns nesta faixa etária.
Mas afinal de contas, quais nutrientes são indispensáveis para saúde do idoso e em quais alimentos eles estão presentes? A seguir, confira os principais nutrientes para terceira idade e sua importância na alimentação desta população:
Cálcio
Para evitar o aparecimento de doenças ligadas ao enfraquecimento ósseo, é indispensável consumir alimentos ricos em cálcio, já que o mineral é um dos principais responsáveis por manter os ossos fortes. Veja alguns alimentos ricos na substância:
- leite e derivados;
- gergelim;
- verduras verde-escuras (couve, brócolis, rúcula);
- quinoa;
- oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoim).
Zinco
Com o passar dos anos, é natural que o sistema imunológico fique enfraquecido. Nesse sentido, o zinco é um excelente aliado. Além de aumentar a imunidade, o mineral tem ação antioxidante. Você pode encontrá-lo em:
- peixes;
- carne vermelha;
- gema de ovo;
- frutas secas;
- oleaginosas;
- arroz integral.
Ferro
O ferro é essencial na formação de uma proteína chamada hemoglobina. Em níveis adequados, ela é a responsável por fornecer energia para o corpo. No entanto, os baixos índices da proteína podem ocasionar a anemia — condição perigosa para os idosos. Ingerir alimentos ricos em ferro é obrigatório. Conheça alguns deles:
- carnes em geral (principalmente as vermelhas);
- gema de ovo;
- melado;
- verduras verde-escuras;
- cereja;
- feijão;
- grão-de-bico.
Vitamina D
Devido à baixa exposição solar, a produção da vitamina D fica prejudicada na terceira idade. Porém, a substância é fundamental para o metabolismo e a absorção do cálcio. É possível encontrar a vitamina em:
- óleos de peixe;
- frutos do mar;
- gema de ovo;
- leite;
- fígado;
- cevada;
- salmão;
- sardinha
ATENÇÃO: o consumo excessivo de vitamina D pode levar à concentração de cálcio no organismo, e, em excesso, a condição causa cálculos renais e constipação intestinal.
Potássio
O potássio ajuda a diminuir os níveis de sódio do organismo e reduzir o risco de surgimento de diversas doenças, como hipertensão arterial e derrame. O potássio pode ser encontrado em alimentos como:
- banana;
- soja;
- damasco;
- abacate;
- iogurte;
- ameixa;
- melancia;
- feijão;
Ômega 3
O ômega 3 estimula a comunicação entre as células capacitando o envio de sinais elétricos ao cérebro. Estudos apontam que ele pode auxiiar no mal de Alzheimer, Parkinson e Depressão.
Atualmente, é possível encontrar cápsulas de ômega 3 nas farmácias, embora os alimentos continuem sendo as principais fontes da substância, como:
- sardinha;
- salmão;
- atum;
- óleo de peixe;
- chia;
- linhaça;
- nozes;
Vitaminas do complexo B
As vitaminas B1, B6, B12 e o ácido fólico trazem inúmeros benefícios para a alimentação dos idosos e de seus organismos, como fortalecimento do sistema imunológico e melhora no funcionamento do cérebro. Elas protegem os tecidos nervosos contra a oxidação. Portanto, o consumo regular de alimentos ricos no nutriente é essencial. Encontre-as em:
- cevada;
- gérmen de trigo;
- sementes de girassol;
- castanha do pará;
- fígado;
- banana;
- salmão;
- queijo cottage;
- ostras;
Atente-se as necessidades do idoso e consulte sempre um profissional especializado.
Fonte inspiração: A&R aparelhos auditivos