COMO DEVEM SER AS ATIVIDADES FÍSICAS NA TERCEIRA IDADE

Você já deve ter observado algumas dificuldades muito comuns em idosos: perda do equilíbrio, da densidade dos ossos (que ficam mais sujeitos à quebra), dores nas articulações, diminuição da massa muscular e da mobilidade geral.

Além de prejudicarem a realização das atividades de rotina, esses problemas aumentam as chances de os idosos caírem, quebrarem ossos e terem dificuldades no processo de recuperação.

A melhor forma de prevenir esses problemas é a realização de atividades físicas supervisionadas. Quando o indivíduo é sedentário, ele tem uma perda de força muscular muito acentuada a partir dos 60 anos, principalmente nos membros inferiores e tronco.

Quando os idosos realizam exercícios físicos da maneira correta, devidamente supervisionados por profissionais, eles conseguem retardar o surgimento desses problemas.

Além disso, a atividade física previne condições como a osteoporose (ossos ficam mais “ocos” e frágeis), obesidade e diabetes. A musculação na terceira idade também é um aliado para deixar os músculos mais fortes e tirar a sobrecarga das articulações.

É importante que o idoso seja avaliado por um médico antes de começar uma rotina de exercícios. Os resultados dos exames mostrarão qual é o treino mais apropriado de acordo com as condições cardiológicas, pulmonares, metabólicas e musculoesqueléticas do paciente.

Também é essencial que ele seja acompanhado pelo profissional de saúde e pelo educador físico, garantindo todos os benefícios que a atividade proporciona sem qualquer risco de lesão.

Valorize os hábitos saudáveis para a terceira idade

Grande parte das doenças que afetam os idosos e a população em geral não tem qualquer origem em contaminação. Isso significa que elas se desenvolvem devido a um estilo de vida inadequado e não muito saudável.

Por isso, é importante desenvolver e manter hábitos saudáveis que vão contribuir para seu bem-estar na terceira idade. Vamos contar a você quais são eles:

Não ceder à inatividade

Mesmo que já tenha se aposentado, é importante que o idoso se mantenha ativo. Ele pode dedicar o tempo livre para dedicar-se a algum hobbie, desenvolver uma nova habilidade ou mesmo aprender algo completamente novo.

Esses estímulos vão manter o cérebro em alerta, evitando problemas de memória, concentração, raciocínio e a perda de funções cognitivas. Aliados aos exercícios físicos, eles vão manter corpo e mente em forma.

Aproveitar as oportunidades de socialização

O isolamento emocional é péssimo para o corpo e para a mente. O tempo do idoso deve ser aproveitado para conviver com pessoas que lhe façam bem, que tragam alegria e prazer.

Reunir os amigos para conversar, participar de um jogo que gostam ou dançar são ótimas formas de socializar. Elas contribuem para manter o indivíduo fisicamente ativo e emocionalmente estimulado.

Participar de campanhas de vacinação

Para o idoso, a recuperação de doenças pode ser mais difícil e envolver complicações. Por isso, tudo o que puder ser feito para preveni-las é muito importante para a manutenção da saúde.

Uma forma de prevenir doenças é participar de campanhas de vacinação. Normalmente o próprio governo incentiva os idosos a se imunizarem contra gripes e outras doenças, mesmo que essa opção não esteja aberta a toda a população.

CURTIU ESSAS DICAS RÁPIDAS? NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR OS OUTROS CONTEÚDOS DO NOSSO BLOG

FONTE: texto extraído de amigaoidoso

Entre em contato por WhatsApp