AVC EM IDOSOS: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

O que é AVC isquêmico?

Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, AVC isquêmico ou simplesmente AVC/AVCI é o tipo mais comum de derrame cerebral.

Muito comum em pessoas mais idosos, no AVC isquêmico, algumas partes do cérebro morrem e param de funcionar porque deixaram de receber o suprimento de sangue necessário para seu bom funcionamento, devido ao entupimento de veias e artérias cerebrais.

O AVC isquêmico é perigoso e pode deixar sequelas. Quanto mais rápido forem notados os sinais do AVC isquêmico e mais rápido o paciente for encaminhado para o devido atendimento médico, melhores são suas chances de recuperação.

Quais as causas de AVC isquêmico?

O AVC isquêmico é causado pelo entupimento de veias e artérias que são responsáveis pela irrigação de diferentes partes do cérebro. Existem quatro subgrupos que dividem o AVC Isquêmico com causas distintas:

• AVC isquêmico aterotrombótico: provocado por doença que causa formação de placas nos vasos sanguíneos maiores e, provoca a oclusão do vaso sanguíneo ou formação de êmbolos.
  • AVC isquêmico cardioembólico: ocorre quando o êmbolo causador do derrame é originário do coração.
  • AVC isquêmico de outra etiologia: relacionado a distúrbios de coagulação no sangue.
  • AVC isquêmico criptogênico: ocorre quando a causa do AVC isquêmico não foi identificada.

Quais são os sintomas do AVC Isquêmico?

O AVC isquêmico pode ser uma doença silenciosa, em que o paciente não apresenta sintomas ou sinais até que o AVC já esteja em devido curso e bastante avançado.

Entre os principais sintomas de AVC isquêmico, podemos destacar:

• Fraqueza muscular;
  • Paralisia;
  • Perda de sensibilidade de um lado do corpo;
  • Sensibilidade anormal de algum lado do corpo;
  • Dificuldade em falar;
  • Confusão;
  • Problemas com a visão;
  • Tonturas;
  • Perda de equilíbrio e coordenação.

Como é o tratamento de AVC isquêmico?

O tratamento precisa ser imediato e deve ser iniciado o mais rápido possível assim que o diagnóstico de AVC isquêmico for confirmado.

O tratamento é realizado no atendimento hospitalar e, normalmente, iniciado com a injeção de remédios trombolíticos diretamente na veia. Esses medicamentos tornam o sangue mais fino e ajudam a eliminar o coágulo que está causando o bloqueio no vaso.

Após a intervenção médica, pode ser necessário acompanhamento médico mais detalhado, para entender se o paciente teve alguma sequela e o que pode ser feito para ajudar em sua recuperação.

extraído de: tecnosenior, rededorsaoluiz

Fique por dentro de todos os assuntos do blog: ACESSA MAIS AQUI