HIPERTENSÃO: QUAIS CUIDADOS SÃO INDISPENSÁVEIS AO IDOSO

Em qualquer momento da vida, assim que identificada, a hipertensão arterial deve ser tratada e controlada, pois ela representa um grande fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Na terceira idade esta predominância tende a ser ainda mais alta, atingindo em média 2/3 dos idosos com mais de 65 anos.

A hipertensão é tratada pelo mundo como um das maiores causas de morte, isso porque com ela outros problemas são desencadeados tornando o tratamento muito mais dificultoso. Mas afinal, o que é hipertensão?

O QUE É HIPERTENSÃO?

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea no interior das artérias. Apesar de silenciosa, o quadro quando provoca sintomas aparentes ode provocar dores de cabeça e nuca, tonturas, dores no peito, zumbido e sangramentos, todavia apenas o médico pode diagnosticar e recomendar o melhor tratamento para o controle da mesma.

POR QUE É MUITO COMUM EM IDOSOS?

Como dito no tópico anterior, a hipertensão é caracterizada por elevar a pressão com que o sangue circula no interior das artérias, com passar da idade naturalmente esse “espaço” pode ser comprometido por uma série de fatores biológicos como o depósito de cálcio dentro desses vasos sanguíneos por exemplo. Desta maneira, com espaço mais dificultoso e estreito para passagem do sangue, a probabilidade da hipertensão comete uma parcela considerável de de indivíduos idosos se torna maior.

CUIDADOS ESSENCIAIS PARA O EQUILÍBRIO DA PRESSÃO ARTERIAL

Em qualquer fase da vida é indispensável o cuidado pessoal para o bom funcionamento de toda a estrutura corporal. Apesar da hipertensão acometer uma grande parcela da população idosa, está condição pode ser adquirida em qualquer fase da vida, desde de que hábitos ruins estejam sendo seguidos.

Para que todo o corpo esteja em plena harmonia, recomenda-se que bons hábitos sejam seguidos. Para os médicos e especialistas, alguns cuidados diários são indispensáveis para evitar e controlar a pressão arterial, confira:

  1. Pratique exercícios físicos todos os dias: opte por horários de menor incidência solar, ouça uma boa música e leve sua garrafa de água.
  2. Mantenha uma alimentação saudável: opte por alimentos leves, saudáveis e de fácil digestão.
  3. Evite os vícios: tabagismo, alcoolismo, açúcar, todos eles são grandes vilões da saúde.
  4. Faça visitas ao médico periodicamente: após o diagnóstico ter sido constatado pelo médico, é indispensável que visitas frequentes sejam realizadas, para o monitoramento e tratamento adequado da pressão.
  5. Tenha um aparelho de pressão em casa: Hoje com os aparelhos digitais presentes no mercado ficou muito mais fácil monitorar a pressão arterial.
  6. Siga as orientações médicas: tome todos os remédios no horário correto e siga as orientações de seu médico a risca.

A pressão arterial pode e deve ser controlada, o cuidado destinado ao idoso hipertenso deve ser constante. Entender e notar o que o idoso necessita é fundamental, além da manutenção com sua saúde. Precisa de uma clínica que atenda a todos estes requisitos? Conheça a Riviera! Nossos profissionais e instalações são devidamente preparados e equipados para melhor atender nossos hóspedes.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre a hipertensão em idosos!

 

image:qualimedicos

Entre em contato por WhatsApp