O processo de envelhecimento é natural e traz consigo alguns impactos, como a diminuição da força e da densidade de músculos no corpo. Apesar de ser inevitável, esse processo pode ser retardado quando a pessoa mantém uma boa alimentação e práticas saudáveis. Veja no artigo de hoje!
O que é força muscular?
A força muscular pode ser definida pela quantidade de tensão que um músculo consegue suportar. Ou seja, a força muscular é o que permite que uma pessoa consiga andar, se exercitar ou ainda executar atividades básicas. Ao longo da vida, muitas vezes não refletimos sobre a necessidade de manter os músculos saudáveis. É só na terceira idade que as dificuldades começam a aparecer e despertam a atenção para o tema. Mas quais os benefícios da musculação e como manter a vida na terceira idade muito mais ativa.
Benefícios da musculação para idosos
Com o processo natural de envelhecimento, por volta dos 35 anos, o corpo tende a perder força e massa muscular, e após os 60 anos, isso se intensifica. No entanto, estudos mostram que os exercícios para idosos podem reverter esse processo.
Dentre os benefícios da musculação para idosos, podemos citar:
1. Alívio de dores e redução dos sintomas de algumas doenças
– Artrite: a musculação na terceira idade reduz a dor e a rigidez, além de aumentar a força e a flexibilidade;
– Diabetes tipo 2: a musculação para idosos melhora o controle da glicemia;
– Osteoporose: o exercício de força fortalece os ossos e reduz o risco de quedas;
– Doenças cardíacas: o treino de fortalecimento controla o colesterol e melhora o condicionamento físico;
– Dor nas costas: a musculação aumenta força muscular das costas e do abdômen, diminuindo o estresse na coluna.
2. Fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões
Além dos músculos, a prática de musculação na terceira idade fortalece ligamentos, tendões e articulações. Isso permite maior estabilidade e controle dos movimentos, além do alívio de dores articulares. Isso permite que o idoso realize suas atividades diárias com maior segurança, contribuindo para sua autonomia.
3. Prevenção de quedas e aumento da massa óssea
Ao fortalecer os músculos, os ligamentos, tendões e articulações, a musculação na terceira idade melhora o equilíbrio e a precisão dos movimentos. Com isso, o idoso tende a cair menos. A musculação também melhora a densidade da massa óssea, evitando problemas como a osteoporose. Mesmo que o idoso venha a sofrer uma eventual queda, as fraturas se tornam mais raras.
4. Manutenção do peso saudável
Além do gasto calórico no momento do exercício, quem pratica musculação acelera o metabolismo e queima mais calorias até mesmo em repouso, favorecendo o emagrecimento. E quando o corpo é magro, o coração precisa realizar um esforço menor, contribuindo também para a saúde cardiovascular.
extraído de: oestesaude