O geriatra é o médico responsável pelo atendimento geral aos idosos. Quando procurar um geriatra? Será que o idoso só deve procurar um geriatra quando tiver algum problema? Saiba mais.
O médico geriatra como consultor no processo do envelhecimento
Quem busca por qualidade de vida na terceira idade, sabe muito bem que isso não depende única e exclusivamente da genética. Os nossos hábitos interferem na longevidade e bem estar. Para tanto, o suporte de um bom geriatra pode fazer toda a diferença.
Afinal de contas, ao chegar na fase mais madura de nossas vidas, podemos enfrentar empecilhos que afetam a memória e a autonomia. No entanto, manter a alegria e a disposição é possível. O acompanhamento profissional de um médico especializado se mostra estratégico para o alcance desses objetivos.
Assim como as crianças demandam trabalho do pediatra, é o geriatra quem cuida dos mais idosos, mas não necessariamente senis.
Qual o papel de um médico geriatra?
Em termos gerais, o médico geriatra é formado para compreender todas as mudanças físicas e psíquicas decorrentes do processo natural e inevitável do envelhecimento.
O profissional é capaz de detectar doenças mais comuns da terceira idade, além de preocupar-se com questões psicológicas também. Nesse sentido, podemos dizer que o geriatra trata seus pacientes por uma perspectiva mais completa do que outras especialidades.
Todas as ações da geriatria visam melhor qualidade e quantidade de vida ao paciente. E, quando necessário, o geriatra realiza o encaminhamento para o especialista mais indicado.
Quando procurar um Geriatra? Conselhos de especialistas:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa é considerada idosa quando passa dos 65 anos de idade. No entanto, em alguns países a transição para os 60 anos já serve como marco de início da terceira idade.
Além das convenções, não podemos esquecer que o envelhecimento é um processo biológico que transcende o aspecto genético e pode ser influenciado por agentes externos e pelo estilo de vida. Nesse sentido, alguns indivíduos estão mais vulneráveis à ação do tempo do que outros. O ideal é ficar atento aos sinais que os idosos apresentam.
CURTIU ESSAS DICAS? LEIA OS OUTROS ARTIGOS DO BLOG AQUI.
Extraído de: acvida